Conselhos para um Sono mais Seguro

almofada-clevamama-tartaruguita

Conselhos para um Sono mais Seguro

Conselhos para um Sono mais Seguro

Quando cuidamos de um bebé uma das principais preocupações prende-se com o sono, e, em particular, com o sono seguro, de forma a minimizar o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente, assim como prevenir sobreaquecimento, asfixia, estrangulamento, etc… Para que os cuidadores possam ficar mais descansados, compilei alguns dos conselhos mais importantes para colocarem o vosso rebento a dormir em segurança:

 

  1. Deitar o bebé de barriga para cima
    É a posição mais segura no que diz respeito ao risco de morte súbita. A posição de bruços e a de lado são desaconselhadas. Quando o bebé começar a virar e rolar durante o sono, por si só, não é necessário intervir, desde que o berço esteja seguro e vazio, livre de potenciais perigos.

 

  1. O bebé deve dormir no quarto dos cuidadores pelo menos até aos 6 meses
    É uma medida protectora contra a Síndrome da Morte Súbita, sendo aconselhável que o bebé fique no mesmo quarto até aos 6-12 meses, pelo menos.

 

  1. Manter o quarto a uma temperatura adequada
    É importante manter o quarto a uma temperatura ambiente de 18-21ºC, se possível. Nessa impossibilidade, ajustar a roupa do bebé à temperatura ambiente, para evitar o sobreaquecimento, que aumenta o risco de morte súbita.

 

  1. Os pés do bebé devem tocar no fundo da cama
    O bebé deve estar posicionado no limite inferior do berço, de maneira a não conseguir deslizar e ficar eventualmente tapado pela roupa da cama.

 

  1. A roupa da cama (se utilizarem) deverá estar ao nível das axilas
    Se utilizarem roupa de cama – ao invés de saco de dormir – deverão ter o cuidado de os manter bem presos na lateral e nunca tapar os braços – nem tão pouco a cabeça – do bebé, para que não haja risco do bebé se cobrir com os lençóis/cobertores e sofrer asfixia durante o sono.

 

  1. Berço vazio, berço seguro
    Na hora de dormir, sobretudo sonos não vigiados pelo adulto, a cama do bebé deve estar vazia, sem almofadas, ninhos, peluches, fraldas de pano, doudous e similares, pois estes constituem um risco potencial de sobreaquecimento, asfixia e estrangulamento.

 

  1. O colchão deve ser firme e a superfície plana
    O bebé deve estar deitado numa superfície plana, num colchão firme, e idealmente sem inclinação (ou até 5-10º de inclinação máxima).

 

  1. Não fumar no quarto ou próximo do bebé
    A exposição ao tabaco, inclusive ainda durante a gestação, aumenta o risco de síndrome de morte súbita, pelo que, cuidadores que fumem, devem ter o cuidado de evitar fumar dentro de casa, e ter o cuidado de trocar de roupa ao contactar com o bebé.

 

Sonos felizes, e em segurança, para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Adicionar-me Vamos informá-lo(a) quando o produto estiver em stock. Por favor deixe o seu endereço de email abaixo.