Crescer – Terapias com amor

Desenvolvimento infantil e Terapia Ocupacional

Olá a todos! Sejam bem-vindos à rúbrica quinzenal “Crescer – Terapias com amor”. O meu nome é Raquel Neves e sou terapeuta ocupacional especializada em Integração Sensorial e apaixonada pelo desenvolvimento infantil. Este será um espaço onde vos vou trazer regularmente conteúdos e temas relacionados com o desenvolvimento infantil.

Começando pelo início… o que é a Terapia Ocupacional e de que forma pode ajudar o teu filho?

O terapeuta ocupacional é um profissional de saúde que intervêm com pessoas de qualquer faixa etária, que por alguma razão vêm a sua participação nas atividades do dia a dia limitada, quer por dificuldades físicas, cognitivas ou de desenvolvimento.

Muitas crianças chegam até ao terapeuta ocupacional por encaminhamento do médico Pediatra, Pedopsiquiatra, Neuropediatra, Terapeuta da fala, Psicólogo, ou mesmo por iniciativa dos pais.

Por exemplo quando uma criança não completa as etapas esperadas do desenvolvimento infantil, ou responde de forma diferente aos estímulos sensoriais do ambiente, a Terapia Ocupacional pode auxiliar avaliando o motivo desta mudança e planeando estratégias que contribuam no desenvolvimento dessas competências. Em alguns casos, mesmo com as brincadeiras e estímulos realizados pelas famílias, a criança pode não responder conforme o esperado. Nesse momento, o terapeuta ocupacional pediátrico tem as estratégias e recursos necessários para avaliar e intervir no desenvolvimento do teu filho.

O importante é proporcionar à criança todos os estímulos necessários, para que tenha um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completo, de forma a ser capaz de adquirir novas competências e aprendizagens.

 

Raquel Neves – toraquelneves@gmail.com – 910374218 –  Facebook: @toraquelneves – Instagram: @to.raquelneves

Adicionar-me Vamos informá-lo(a) quando o produto estiver em stock. Por favor deixe o seu endereço de email abaixo.