Maria Fernandez BLW Tartaruguita

Alimentação do bebé na época festiva

Eu sei que viajar com o bebé nesta época festiva pode ser uma grande aventura! As primeiras refeições de mesa são um dos momentos mais complicados para tentar viajar com os nossos bebés.

Para ajudar a torná-lo um bocadinho mais simples, aqui estão algumas dicas que penso que podem ser-vos úteis para viajar.
 
Se o bebé ainda estiver no primeiro ou segundo mês de introdução da alimentação complementar, praticar as suas habilidades é a parte importante. Não quer dizer que não precisemos de oferecer alimentos apropriados, só quero transmitir e relembrar que o leite materno ou de fórmula ainda são a fonte principal de alimento para o bebé. Ainda não precisam de preocupar-se com equilibrar todas as refeições.
 

Pontos importantes:

Leite materno ou de fórmula: 
Verifiquem se estão a prestar atenção aos sinais de fome e de sede do seu bebé, alimentando-o com leite suficiente, em livre demanda. As rotinas costumam “falhar” um bocado nestas épocas festivas: prestem muita atenção ao que o vosso bebé transmite, mesmo que seja diferente do normal.
 
Refeições
Façam um bom planeamento das refeições: para começar, a maioria dos bebés realmente precisa de apenas 1-2 refeições por dia, para praticar suas habilidades. Se estiverem numa fase mais avançada, precisarão de um planeamento conforme a oferta do destino e o que podem levar de casa.
 
Estejam preparados, vejam a logística necessária pelo menos até chegar ao destino.
 
Assim, e para vos ajudar, deixo duas receitas e algumas recomendações em termos de acessórios:
 
RECEITA DE IOGURTE DE INHAME
 
Ingredientes
 
– 100 g de inhame (alternativa: batata doce, mandioca, pastinaca);
– 100 g de morango (alternativa: fruta da época);
– 10 castanhas de cajú previamente demolhadas (12horas);
 
CONFEÇÃO MUITO FÁCIL:
 
1. Descascar, cortar e cozer o inhame;
2. Lavar e cortar os morangos;
3. Passar por agua as castanhas de cajú;
4. Triturar tudo.
 
 
 
RECEITA DE PANQUECAS DE ABACATE
 
Ingredientes
 
– 1/2 abacate maduro;
– 1 banana madura;
– 4 colheres de sopa de farinha de aveia;
– 1 colher de sopa de farinha de trigo sarraceno.
 
CONFEÇÃO MUITO FÁCIL:
 
1. Esmagar o abacate e a banana;
 
2. Misturar com as farinhas e colocar a massa resultante em pequenas porções, numa  frigideira, com um fio óleo de coco e em lume baixo. Virar quando estiverem douradinhas. 
 
 
Também deixo alguns exemplos de acessórios que vão facilitar a hora da refeição, nestes dias, tanto para o bebé como para os pais:
 
 
 
 
 
A todos aqueles que estiverem a planear uma viagem agora no Natal: respirem fundo e lembrem-se de aproveitar esta fase maravilhosa!
 
 
 
 
 
Artigos Recentes
Adicionar-me Vamos informá-lo(a) quando o produto estiver em stock. Por favor deixe o seu endereço de email abaixo.