Maria Fernandez BLW Tartaruguita

Primeiros alimentos a oferecer ao bebé

Um dos principais cuidados que os pais e cuidadores devem ter com o bebé tem que ver com os primeiros alimentos que vão oferecer. Sim, existem alimentos que os bebés não devem ingerir, por inúmeras razões.

Hoje, vamos abordar os alimentos que os pequenos não devem comer antes do ano de idade. É importante seguir estas recomendações, partindo do pressuposto de que o sistema digestivo do bebé ainda não está maduro. Vamos lá!

Açúcar:
Fuja do açúcar. Ele é um inimigo a combater. E vamos perceber o porquê:

    1. É cariogénico;
    2. É viciante – podem ter problemas com a alimentação, até agora saudável;
    3. Para metabolizar-se no organismo, precisa de ir buscar nutrientes como vitaminas do grupo B, cálcio, fósforo, ferro e outras substâncias;
    4. Está associado à obesidade infantil.

Laticínios:
Ao contrário da crença passada por gerações e gerações, o leite de vaca não deve ser consumido pelos nossos pequeninos. Pois possui proteína em excesso, que os rins do bebé têm dificuldade em filtrar.
Além disso, diminui a absorção de ferro, fundamental nesta etapa da vida do bebé.

Sal:
Por que não é adequado? Primeiro, porque os rins do bebé são imaturos e não conseguem metabolizá-lo. Por outro lado, a criança desconhece ainda o sabor do sal, pelo que não lhe sentirá a falta.

Mel:
E vocês agoram ficam admirados. Porque, qual pode ser o problema do mel? Ora, este não é recomendado pelo risco de botulismo até ao primeiro ano de idade. E é altamente cariogénico, pelo que é desaconselhado até aos 3 anos.

Carne, Peixe e Ovos mal cozinhados:
Nunca dê ao bebé alimentos crus ou cozinhados a menos de 70°C. O risco de uma intoxicação alimentar é muito grande e sério. Então esqueça o sushi, as migalhinhas da gema do ovo estrelado, o carpaccio ou algo semelhante.
Existem outros alimentos que os bebés não devem comer, mas estes são os mais comuns e polémicos. Lembrem-se de que nem tudo o que nós comemos é adequado à alimentação do bebé.
Mantenham os vossos bebés seguros e podem contar com o apoio de profissionais de saúde da área para esclarecer todas as dúvidas.

Adicionar-me Vamos informá-lo(a) quando o produto estiver em stock. Por favor deixe o seu endereço de email abaixo.